Toxina botulínica nos olhos Um dos grandes dificuldades no mundo do marketing, que muitas pessoas acreditam se tratar de uma vantagem, acontece quando um produto ou serviço passa a designar a categoria em que ele está inserido, virando sinônimo dela.
Por exemplo: cotonete. Cotonete não é um objeto, é uma marca registrada, você sabia? O nome correto do produto é “hastes flexíveis de algodão”. Mas ninguém diz: alcance por favor para mim uma haste flexível de algodão. E até hoje não conseguimos encontrar nenhuma pessoa que colocasse na lista de compras do supermercado “uma caixa de hastes flexíveis de algodão”. Talvez por isso o nome Cotonete tenha pegado tão fácil.
Voltando ao início, dissemos que era um problema quando a marca ou produto vira sinônimo da categoria. Isso é ruim por um lado porque quando um investimento em publicidade é feito naquele produto, todas as outras marcas daquela categoria são beneficiadas, já que você estará divulgando a categoria que agora se chama Cotonete e não o seu produto, que se chama Cotonete.
No entanto, para tudo existe um lado bom. E o lado bom, nesse caso, é que quando seu produto vira sinônimo da categoria, normalmente ele é o líder de vendas. Assim, você goza de mais prestígio, fama e fidelidade, fatores que são essenciais quando o consumidor está no supermercado, fazendo a sua escolha.
Outra marca que já virou sinônimo da categoria é a marca Botox. Você sabia que Botox é o nome registrado de um produto médico fabricado por uma empresa farmacêutica? Tanto que existem outros produtos, de concorrentes, com nomes diferentes. Ou seja: quando você diz que fez uma aplicação com Botox, pode não ter feito uma aplicação com Botox, e sim com outro produto que usa toxina botulínica como princípio ativo.
Enfim, é apenas uma curiosidade e uma questão de nomenclatura. O artigo de hoje irá falar sobre Toxina botulínica nos olhos. A Toxina botulínica nos olhos pode ser usada para tratar problemas de saúde, como é o caso de pessoas que – por algum tique nervoso ou outra razão qualquer – apresentam frequentes e incômodos espasmos na pálpebra. A aplicação de Toxina botulínica nos olhos normalmente resolve esse problema, mesmo que temporariamente.
E outras pessoas buscam a aplicação de Toxina botulínica nos olhos para levantar o olhar, disfarçar rugas ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. A aplicação da Toxina botulínica nos olhos segue o mesmo padrão das outras aplicações: uma série de injeções, com pequenas doses de toxina botulínica, em sessões que duram de quinze minutos a vinte minutos.
A Toxina botulínica irá paralisar músculos da face, evitando assim que você movimente esses músculos (e sem o movimento não aparecem as rugas). Por último, a dica – se você está pensando na Toxina botulínica nos olhos – é procurar um profissional qualificado e experiente, que oriente e auxilie você em todas as etapas necessárias.
Rafaela Salvato Dermatologia, dermatologia estética em Florianópolis. Toxina botulínica nos olhos