Os especialistas no assunto do amor e os psicólogos costumam dizer que o casamento é um dos momentos mais felizes da vida de duas pessoas. No entanto, basta observar as revistas de fofoca, e observar que cada vez mais os casamentos duram menos.
Os mesmos especialistas que citamos acima (e que são autores de diversos livros de auto-ajuda) costumam dizer que os casamentos, em sua maioria, acabam pela impossibilidade de diálogo, falta de reciprocidade e – pasme – de esforço. Por exemplo: a mulher deixa de ir ao encontro com amigas para acompanhar o homem em uma reunião de negócios, mas o homem não faz questão de acompanhar a mulher em uma sessão de cinema com filme romântico porque irá ao bar com amigos.
Algumas vezes as pessoas acreditam ser mais fácil iniciar um novo relacionamento do que tentar reconstruir aquele que elas estão vivendo.
No entanto, esse tipo de situação não acontece apenas entre humanos. Algumas pessoas precisam – literalmente – manter distância de alguns ingredientes, porque possuem Alergia aos alimentos. Estamos falando de pessoas que possuem alergia ao leite (que é bastante comum), a frutos do mar, amendoim, chocolate, soja e mais uma infinidade de alimentos.
A Alergia aos alimentos manifesta-se a partir de alguns sintomas que você deve ficar atento. Normalmente eles envolvem desconforto ou dor no estômago, assim que você come algum alimento. Também podem surgir manchas avermelhadas na pele ou até mesmo bolhas.
Nos casos mais severos, quando a pessoa come algum alimento a que é alérgica pode acontecer que as vias respiratórias sejam trancadas, sendo necessário levar imediatamente a pessoa ao hospital, contando – se possível – com a ajuda de algum médico que esteja por perto.
Por último, é importante que você saiba que existem dois tipos de manifestação da Alergia aos alimentos: a primeira é lenta. Ou seja: pode acontecer somente horas ou até mesmo dias depois que você ingeriu um alimento.
O segundo tipo de manifestação da Alergia aos alimentos é rápida, e ocorre logo após a ingestão do alimento.
Para evitar esses problemas, consulte um médico e peça orientações sobre os testes alérgicos.
Alergia Alimentos, Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis SC.