Lipoaspiração – cuidados para potencializar os efeitos desejados
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que utiliza cânulas de sucção que retiram o excesso de gordura da camada adiposa (hipoderme) de certas regiões do corpo. Tem a finalidade de remodelar o corpo, eliminando a gordura localizada e melhorando o contorno da silhueta. As áreas comumente mais tratadas são a barriga, cintura, quadril, coxas e braços. Além disso, quando o paciente também possui outras queixas, pode ser usada associada a procedimentos de redução mamária, abdominoplastia e lifting facial.
Além da lipoaspiração, pode ser realizado no mesmo procedimento a lipoescultura, a qual utiliza a gordura retirada para a injeção em outras partes do corpo que merecem mais volume ou para preencher depressões, remodelando a região. A área do corpo mais tratada com a enxertia de gordura costuma ser os glúteos.
A lipoaspiração é um procedimento que só deve ser realizado por um cirurgião plástico qualificado e não é um tratamento contra obesidade, tão pouco substitui a necessidade de praticar exercícios físicos e de uma alimentação equilibrada. Pessoas com uma vida ativa e saudável, que mesmo mantendo uma alimentação adequada e praticando exercícios não conseguem eliminar o excesso de gordura localizada, podem recorrer a esse tipo de tratamento.
Como cuidar da pele do corpo após a lipoaspiração
Após o procedimento de lipoaspiração, além dos cuidados clínicos em relação ao repouso, atividades físicas apenas após cerca de 15 dias, uso de cinta modeladora e a necessidade de uma alimentação saudável, a pele também merece cuidados redobrados no pós-operatório.
É nesse período que podem aparecer problemas de cicatrização, infecções, manchas e fibroses, dentre outras complicações mais severas que podem colocar em risco a vida do paciente.
Cicatrização
Alguns cuidados ajudam a pele no processo de cicatrização. Para uma recuperação sadia e segura, podem ser indicados cremes dermatológicos ou terapias que aceleram o tempo de cicatrização, mantêm a região hidratada e ainda contribuem para melhorar o aspecto da cicatriz, tornando-a mais suave e menos perceptível. O uso de tiras de silicone e malhas compressivas podem evitar que as incisões alarguem, além de ser uma ótima técnica para prevenir cicatrizes hipertróficas ou quelóides nas pessoas suscetíveis a esse problema. Tratamentos que utilizam luz e calor, podem ser bons aliados pois estimulam a produção de colágeno, matéria principal na formação do reparo da pele.
Infecções
Para conter infecções, o mais importante é manter a região limpa e hidratada. Observar se apresenta vermelhidão acompanhada de dor e bolsas de líquido turvo e amarelado, acompanhado ou não de febre local ou sistêmica. Normalmente são indicados antibióticos para evitar infecções, mas caso os sintomas da infecção apareçam, procure seu médico imediatamente.
Manchas
A exposição solar é a maior responsável pelo surgimento de manchas no pós-operatório. Para evitar que os hematomas manchem a pele e que as cicatrizes fiquem escurecidas, evite a exposição solar nas primeiras semanas e use protetor solar com proteção UVA e UVB e fator de proteção superior a 30, reaplicando a cada três horas.
Retenção de líquido e fibrose
A drenagem linfática ajuda a prevenir ondulações, reduz o inchaço e elimina toxinas do organismo. A partir do segundo ou terceiro dia após a lipoaspiração o paciente pode iniciar sessões de drenagem linfática numa frequência de duas a três vezes por semana. A drenagem pode ser aliada a sessões de ultrassom ou radiofrequência para potencializar os seus resultados.
A drenagem linfática também é importante no período pós-operatório para evitar o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso. Quanto maior a agressão, maior a probabilidade da formação de ondulações disformes na camada adiposa. Para evitar, recomendam-se sessões de drenagens linfáticas e sessões de ultrassom semanais logo nos primeiros dias após o procedimento.
Guia de tratamentos recomendados no pós-operatório
– Drenagem Linfática
– Ultrassom multifocal
– Radiofrequência
– Cremes firmadores
Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis SC – Lipoaspiração