Microinfusão de Medicamentos na Pele – MMP Capilar
A microinfusão de medicamentos na pele (MMP) é um tratamento desenvolvido por um médico dermatologista brasileiro, que desenvolveu e patenteou a ideia de realizar injeções seriadas e precisas na pele do rosto, corpo e couro cabeludo, com o auxílio de uma máquina de tatuagem.
O MMP pode ser utilizado com inúmeras possibilidades de tratamentos e medicações, de acordo com a finalidade de cada procedimento.
Inicialmente, a ideia foi gerada com o intuito de tratar as manchas brancas que aparecem nos braços e pernas com a exposição solar crônica, a leucodermia gutata.
Os resultados foram tão positivos e promissores que gradativamente novas aplicações surgiram e as indicações de tratamento crescem mais a cada ano de investigações e pesquisas.
Quais as principais indicações da Microinfusão de Medicamentos na Pele?
As principais indicações hoje nos consultórios dermatológicos são:
– diversos tipos de queda de cabelo, principalmente a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno;
– leucodermia puntata (manchas brancas nos braços e pernas provocadas pela exposição solar crônica);
– manchas de melasma no rosto;
– melhora da textura e estímulo de colágeno no rosto e colo (rejuvenescimento);
– tratamento de cicatrizes de acne;
– estrias esbranquiçadas
Qual a diferença entre o MMP e a intradermoterapia capilar?
Na intradermoterapia capilar, uma única agulha é injetada em pontos aleatórios do couro cabeludo. No MMP, o aparelho aplica de forma mais precisa, na profundidade programada e de forma rápida, inúmeras agulhas ao mesmo tempo (em torno de 20 a 30 agulhas).
O estímulo contínuo e preciso atinge o bulge, local onde as células tronco estão localizadas no folículo piloso (raiz do cabelo) e o estímulo faz com que novos fios mais grossos e mais saudáveis sejam produzidos.
Como é feita a sessão de MMP ?
De acordo com cada indicação, a área tratada é preparada e as agulhas são injetadas em toda a superfície desejada.
A combinação de ativos e medicamentos é preparada de acordo com cada paciente. Ou seja, se a indicação for para o tratamento da calvície, são escolhidos medicamentos e ativos que promovem o crescimento capilar.
Se o tratamento for utilizado para a melhora das manchas, são escolhidos ativos clareadores. As possibilidades e combinações terapêuticas são inúmeras e a qualidade dos ativos e medicamentos escolhidos para a aplicação também são um diferencial na resposta e sucesso terapêutico.
Após a aplicação, o local tratado fica levemente avermelhado. Para os tratamentos capilares e na face, logo após a aplicação é realizado um LED (light emitting-diode), um aparelho indolor que emite uma luz e promove uma maior integração dos ativos injetados com a pele e o couro cabeludo, intensificando os resultados.
Qual a diferença entre o MMP e o microagulhamento com dermaroller?
Os dermarollers são dispositivos em rolo que realizam diversos pontos de perfuração na pele, para depois serem aplicados ativos medicamentosos.
Contudo, como são micropontos, logo após sua perfuração, grande parte dos furos se fecham, antes mesmo dos ativos serem aplicados, causando perda de resultados.
No MMP, os ativos são injetados juntamente com a perfuração, então não há perda de canais de drug delivery e a eficácia é maior.
Outra vantagem é que as perfurações são feitas pela máquina e independem da força mecânica do aplicador, reduzindo assim erros de técnica e de menor precisão causadas pelo microagulhamento com o dermaroller.
Quantas sessões são necessárias para realizar o tratamento MMP Capilar Florianópolis?
O número de sessões varia de acordo com a indicação. Para os tratamentos capilares, costumam variar em torno de 6 sessões mensais.
Para o rejuvenescimento facial, em torno de 3 sessões. Pra estrias, em torno de 5 sessões e assim por diante, mas cada caso deve ser avaliado individualmente e depende de seu grau de acometimento.
Posso realiza o MMP combinado com outros tratamentos? Perde o efeito do Botox ou do preenchimento?
Sim, o MMP pode ser realizado em combinação com outros tratamentos estéticos. No entanto, quando for realizado no mesmo local onde será realizado o Botox ou o preenchimento, não deve ser realizado no mesmo dia.
Em geral, recomenda-se aguardar uma semana entre um procedimento e outro, mas cada protocolo pode ser combinado de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Áreas diferentes, não há problema em realizar os procedimentos no mesmo dia.
Para o MMP capilar, existe alguma recomendação especial para o dia da aplicação? Posso lavar o meu cabelo normalmente após? Há alguma restrição com as atividades físicas?
Logo após a aplicação do MMP capilar, o local tratado fica levemente avermelhado.
Não há restrições quanto a atividades físicas, porém a área tratada fica sensível nesse dia e o excesso de suor pode provocar leve ardência.
Recomenda-se não lavar o cabelo por 12 horas após a aplicação do MMP para não haver retirada dos ativos injetados e para melhor cicatrização do local. Após esse período, não há restrições.
MMP Capilar Florianópolis
Endereço: Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil | Fone: (48) 3225.4031
Equipe Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis SC
Tags: Ultraformer 3 em Florianópolis; Ultraformer Florianópolis; Laser de CO2; Eletroderme Florianópolis; Radiesse Florianópolis; Bioestimuladores de colágeno em Florianópolis; Sculptra em Florianópolis; MMP Capilar Florianópolis; SC