Certo ator famoso foi uma vez questionado sobre o que as mulheres gostam em um homem, dentro do universo da beleza masculina. O ator respondeu e abriu espaço para que outras pessoas da platéia perguntassem sobre o tema (a entrevista era em um programa de televisão). Depois de uma ou duas perguntas, um homem perguntou: as mulheres gostam de homens com cabelo? E instantaneamente o ator respondeu: as mulheres gostam de homens com atitude.
Esse breve exemplo serve para ilustrar dois fatos muito importantes e frequentes na cabeça dos homens: o medo de ficar careca e a importância dos cabelos para a aparência. O ator se saiu muito bem na resposta, porque atitude ainda é o que conta nas pessoas. Não importa se o homem possui tatuagens, é careca, cabeludo, se veste de um jeito mais descolado ou formal, etc. Muitos dos “manuais” de comportamento dos dias de hoje, encontrados facilmente em revistas destinadas aos homens, se concentram em desfazer a personalidade do indivíduo, colocando-o em um grupo de homens onde seu aparência e seu estilo de viver passam longe dos riscos.
No entanto, conforme disse Guimarães Rosa, viver é perigoso. Ou seja: é preciso aceitar os riscos para viver do jeito que se quer, e não do jeito que querem que você viva. Portanto, essa é a primeira dica do artigo de hoje, que irá falar sobre transplante capilar: encontre bem-estar na aparência que for possível a você. Se a possibilidade de ficar careca te assusta, tome todas as providências necessárias e possíveis. Mas lembre-se de que a calvície não é o fim do mundo, se você for uma pessoa com atitude.
Transplante capilar
O transplante capilar é, digamos, o “passo número dois” para homens que sofrem com queda de cabelos constante. O passo número um seria aquele em que o dermatologista ou tricologista – médico dermatologista especializado em cabelos – recomenda a você medicamentos, loções e vitaminas para ver se o seu corpo reage, evitando a queda dos cabelos e estimulando o crescimento de novos fios. Se nenhuma dessas estratégia não funciona, então você pode começar a pensar em transplante capilar.
O transplante capilar é uma cirurgia. Por isso você precisa tomar todas as precauções e cuidados, tanto antes como depois do procedimento. Talvez seja necessário um afastamento do serviço durante o tempo de recuperação, além de precauções como evitar tomar sol e fazer atividade física cansativa. Você também precisará usar malhas de compressão durante algum tempo.
O transplante capilar é, como o próprio nome diz, um transplante. Ou seja: o médico faz enxertos de folículos capilares novos no seu couro cabeludo, ajudando assim a aumentar o volume de cabelos, bem como a quantidade de fios.
O transplante capilar é indicado também para pessoas que perderam os cabelos não por fatores genéticos, mas sim por acidentes – como queimaduras. Ou seja: é uma forma de resgatar a auto-estima da pessoa, afastando-a da imagem que a remete ao acidente.
Converse com seu médico para entender todos os detalhes do complexo procedimento do transplante capilar.
Clínica Rafaela Salvato Dermatologia. Dermatologista Florianópolis Trompowsky Corporate. Transplante capilar.