Mais um aliado no combate ao envelhecimento precoce, o laser de CO2 Fracionado pode trazer excelentes resultados sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Pode ser aliado a outras técnicas de rejuvenescimento, como o preenchimento de ácido hialurônico, que recupera o volume perdido por causa do avanço da idade, dando uma aparência mais jovem e saudável à face.
Como funciona o Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado?
O laser de CO2 já foi considerado no passado como uma técnica agressiva, mas as novas tecnologias trouxeram inovações que influenciam no resultado e na diminuição do tempo de recuperação do paciente, o que atrai cada vez mais pessoas interessadas em manter a pele com menos rugas e manchas.
O Laser de CO2 é um aliado ao rejuvenescimento e também ao combate de manchas, cicatrizes e marcas na pele. É capaz de estimular a produção de colágeno e renovar as células da pele.
É uma técnica nova, considerada ablativa e os procedimentos são dermobrasivos nos quais o comprimento de luz é atraído por um alvo, a molécula de água, que está presente abundantemente em praticamente todos os tecido do corpo.
A ação do laser gera uma intensidade de calor que faz com que a água da região seja evaporada. Essa desidratação e destruição celular pontual faz com que as células reparadoras do nosso organismo entrem em ação e ativem o processo de cicatrização. Máquinas mais antigas descarregavam muita energia local em toda a região tratada, por isso eram mais agressivas e com maior risco de complicações. Com o advento da técnica fracionada, pequenos pontos da pele são atingidos, deixando áreas íntegras entre os espaços tratados.
As áreas integras, que não foram lesionadas, ajudam na cicatrização, fornecendo informação genética e nutrientes para uma recuperação mais rápida. Além disso, como essa área não lesionada também recebeu parte do aquecimento, ela também se beneficia com os efeitos do laser.
A renovação celular da área tratada estimula a produção de colágeno, que é a proteína presente no corpo que tem a função de dar sustentabilidade, flexibilidade e rigidez a pele. O resultado é uma pele com melhor textura, melhora do viço e mais firmeza, com rugas menos aparentes.
Indicações do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
O tratamento tem características importantes que agem na reestruturação dos tecidos e auxilia na produção de novas proteínas de colágeno, sendo indicado para rugas finas e marcas de expressão, rugas dinâmicas, rugas estáticas ou profundas e rugas mistas.
Para rugas superficiais, mais finas e menos profundas, os resultados são geralmente notados logo na primeira sessão. Rugas profundas costumam necessitar de mais sessões e podem ainda precisar de tratamentos auxiliares, como a toxina botulínica ou o preenchimento com ácido hialurônico.
Resultados do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
Os resultados costumam ser visíveis desde a primeira sessão, evoluindo conforme a cicatrização avança. Os pacientes costumam voltar às suas atividades habituais em torno de uma semana após o procedimento. A pele pode apresentar uma coloração rosada, ardor e inchaço, o que é comum nos primeiros dias do tratamento. Quanto mais agressivo for o procedimento, maior o tempo de recuperação.
Quantas sessões são necessárias no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado?
Os resultados esperados variam de acordo com a profundidade das rugas de cada paciente, podendo ser necessárias de 1 a 3 sessões ou conforme a indicação. O intervalo entre as sessões deve ser de no mínimo 3 semanas, sendo mais comum o intervalo acima de um mês após cada aplicação, para dar tempo da pele se recuperar por completo. Para alguns tipos de pele, é recomendada uma sessão por ano para a manutenção dos resultados e o estímulo constante do colágeno, evitando o envelhecimento precoce.
Outras indicações no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
Poros dilatados, marcas de acne, cicatrizes, pequena flacidez da pele e estrias.
Cuidados após o tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
– Para evitar manchas é necessário evitar a exposição solar na primeira semana após o procedimento. Depois desse período, utilizar filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB, de preferência com filtro solar acima de 50;
– Para aliviar o ardor da região, se houver, fazer compressas geladas com soro fisiológico ou borrifar sprays de água termal;
– Utilizar os óleos ou os cremes hidratantes indicados pela dermatologista;
Recomendações do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
– Se o seu ritmo de vida exige exposição solar constante, talvez esse tratamento possa complicar a sua rotina e é preciso uma programação para poder ficar um período ausente dessas atividades.
– Se tiver agendado eventos importantes, marque sua aplicação com no mínimo um mês de antecedência para não correr o risco de ainda estar com a pele em fase de cicatrização;
Contraindicações no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado
– Não é indicado para todos os tipos de pele, faça sempre uma consulta prévia com o dermatologista para saber se o tratamento é recomendado para você;
– Não deve ser feito por gestantes ou mulheres em fase de lactação;
– Não deve ser realizado em áreas com herpes ativa;
– Não deve ser realizado em pacientes com hipersensibilidade à luz;
– Não deve ser realizado em pacientes com doenças autoimunes como o Lúpus e o Pênfigo.
– Tratamento com isotretinoína oral: neste caso deve-se aguardar cerca de 6 meses após o término do tratamento para realizar a aplicação com o laser;
– Não deve ser realizado sobre área com lesão pigmentada suspeita;
– Não deve ser realizado em pessoas com histórico de problemas de cicatrização.
Se você quiser ler mais sobre Laser de CO2 clique aqui
Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista Florianópolis – Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado