Urticária Algumas experiências são tão comuns aos seres humanos que estima-se que elas já façam parte do imaginário popular universal. É por isso que – por exemplo – conseguimos rir de um filme da internet que apresenta uma série de pegadinhas, por exemplo.
Ou, ainda, é por isso que conseguimos nos emocionar com um romance da Índia, que fala sobre paixões proibidas e amor. E é por isso, também, que muitas vezes contribuímos e ajudamos causas de países muito distantes do nosso, porque ficamos comovidos com as imagens que mostram crianças ou adultos em situações de extrema pobreza e dificuldade social.
O ser humano é tão parecido que existe uma teoria de que em todas as sociedades existem personagens que se manifestam de maneiras diferentes, mas que são sempre os mesmos. Estamos falando da teoria dos arquétipos, tipos comuns que existem em qualquer civilização. Explicamos melhor: não importa se a personagem é o Zorro (herói mexicano) ou o Super-Homem (herói norte-americano). Toda sociedade possui alguma representação para o herói. Existe também a figura do vilão, do sábio, do bobo da corte, e assim por diante.
Ou seja: apesar das culturas serem muito diferentes, é possível traçar entre elas sinais e pontos de contato que as aproximam. E não é apenas na parte da cultura que podemos perceber como as diferentes civilizações são na verdade muito parecidas.
Na área da saúde podemos descobrir muitas doenças e problemas comuns a quase todas as pessoas do globo. Um desses problemas é a Urticária, uma espécie de alergia que pode ser desencadeada por inúmeros fatores. A seguir, nesse artigo, você poderá então conferir como funciona o processo da Urticária, como se prevenir para que a Urticária não incomode você e o que fazer depois que a Urticária já se manifestou no seu corpo.
A primeira coisa que você deve perceber é se a sua pele coça e fica vermelha em alguma situação específica. Pode ser, claro uma simples alergia ou uma Urticária (outro tipo de reação alérgica). Basicamente, os Acne costumam separar as Urticárias em quatro grandes grupos. São eles: Urticária colinérgica, Urticária pigmentosa, Urticária de contato e Urticária solar.
Colocamos esses nomes aqui apenas a título de curiosidade, para que você saiba que existem diversos fatores que podem desencadear a Urticária. Apenas para que você fique prevenido: picadas de insetos, descontrole emocional, contato com algum produto químico que ficou nas roupas, ingestão de algum alimento, excesso de sol na pele, vivência de alguma situação extrema de frio ou calor, todos esses são alguns dos fatores que desencadeiam a Urticária.
Por isso, a dica continua sendo: calma, análise e médico. Calma porque você não deve se precipitar ou se desesperar. Análise porque você deve observar se o caso é um caso isolado ou se é mais sério. E médico porque ele poderá curar você, mantendo a Urticária longe.
Dermatologia Clínica, Dra Rafaela Salvato – Urticária